Home EmpreendedorismoMinistério Público requer reparos na residência histórica de Machado de Assis no coração da cidade.

Ministério Público requer reparos na residência histórica de Machado de Assis no coração da cidade.

por Amanda Clark

O Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação civil na Justiça para exigir obras de revitalização na casa onde o escritor Machado de Assis viveu, localizada na Rua dos Andradas, 147, no Centro da cidade. A ação foi direcionada à Prefeitura do Rio e ao atual proprietário do imóvel, com multa diária de R$ 10 mil para cada um em caso de descumprimento.

O MPRJ alega que a propriedade, tombada como patrimônio histórico e cultural, encontra-se em péssimo estado de conservação e descaracterizada. O prédio, onde Machado de Assis residiu entre 1869 e 1871, é preservado pela APAC do bairro e está localizado em área de bens tombados pelo Iphan.

O objetivo da ação é evitar novos danos na estrutura e exigir a restauração completa da fachada, cobertura e volumetria do sobrado. Atualmente, a falta de telhado representa risco de desabamento, e parte do espaço tem sido utilizado como estacionamento rotativo.

O Ministério Público aponta que a Prefeitura não agiu para evitar a deterioração do prédio e pede a restauração completa do imóvel, bem como o pagamento de indenização ao Fecam. Dentre as medidas solicitadas estão a restauração integral do sobrado, a remoção da cobertura de fibrocimento precária sobre a fachada, e a adequação de elementos construtivos danificados, proteção da alvenaria e regularização da fiação elétrica.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00