Iniciativa conecta tecnologia e relacionamento humano para acelerar a digitalização do pequeno varejo no Brasil
O pequeno varejo brasileiro, força representativa da economia e base de sustentação do consumo interno, enfrenta desafios históricos no acesso à digitalização e à dados de inteligência de mercado. Segmento responsável por movimentar boa parte das vendas no país, ainda tem gargalos e opera com defasagem processos manuais e ineficientes. Foi diante desse cenário que a Kellanova, multinacional referência global no setor de alimentos, reconhecida por marcas como Pringles® e Sucrilhos®, desenvolveu uma tecnologia inédita, capaz de transformar o relacionamento entre indústria e varejo.
A empresa lançou um sistema de operação assistente virtual integrado diretamente ao WhatsApp, desenvolvido para facilitar a rotina do time de vendas e aproximar a companhia de pequenos e médios comerciantes, oferecendo mais eficiência e inteligência de negócios. Simultaneamente, o Brasil já é o vice-líder global em usuários do WhatsApp, com 147 milhões de brasileiros ativos mensalmente, equivalente a 99% da população online, segundo dados da Statista.
O assistente, nomeado comercialmente de “Kell”, traz na origem um propósito bem definido: transformar vendedores em consultores de negócios. A solução foi desenvolvida em parceria com a Yalo, plataforma inteligente de vendas que atua em mais de 40 países e já movimentou mais de 4 bilhões de dólares por meio de interações digitais.
Para Javier Mata, CEO da companhia, “o que faz de uma inteligência humana um bom vendedor, também pode fazer de uma IA um excelente agente comercial. Estamos construindo uma nova força de trabalho — mais estratégica, mais eficiente e exponencial”, afirma.
O diferencial da nova solução está na simplicidade do acesso e na integração direta com o WhatsApp, aplicativo já consolidado no cotidiano de milhões de brasileiros. O varejista precisa apenas estar cadastrado na base da Kellanova e informar o CNPJ para utilizar a plataforma, sem necessidade de logins, senhas ou ferramentas externas. A jornada de compra passa a contar com sugestões automáticas de pedidos, acesso a promoções exclusivas, recomendações baseadas em dados regionais e recebimento de informações estratégicas, como os produtos mais vendidos em determinada região.
Outro ponto central do projeto está no reforço e diversos ganhos no relacionamento humano. A inteligência artificial opera como um importante suporte ao trabalho dos vendedores, que são imprescindíveis no atendimento personalizado aosclientes, preservando assim o vínculo de confiança e proximidade que o pequeno varejo valoriza.
De acordo com Dyego Guerra Calabres, Business Intelligence Manager da Kellanova Brasil, o objetivo não é apenas agilizar a realização de pedidos, mas avançar qualitativamente na relação comercial por meio da inteligência de dados. Ele afirma que a companhia quer entregar eficiência operacional e informações estratégicas, não só automatizar processos. Para ele, o projeto não é sobre tecnologia, mas sobre relacionamento e fortalecimento do nicho.
O lançamento da ferramenta inicia uma estratégia robusta de digitalização e aproximação entre indústria e comércio local. O projeto já está em fase piloto no estado de São Paulo e deve ser expandido para todo o território nacional ainda em 2025. O plano inclui o uso de QR codes em embalagens, notas fiscais, uniformes de representantes comerciais e ações promocionais nos pontos de venda, para facilitar o acesso e ampliar a adesão à plataforma.
“A Kellanova reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com a inovação, o fortalecimento do pequeno varejo e a democratização do acesso às plataformas que possibilitam a transformação digital. Em um mercado cada vez mais competitivo, estreitar o relacionamento com o pequeno comércio se torna um diferencial estratégico para garantir capilaridade, fidelização e preferência nas gôndolas”, finaliza Dyego.
Para a companhia, a digitalização do pequeno varejo é uma missão estratégica. Mais do que disponibilizar produtos de qualidade, a Kellanova quer protagonizar a evolução desse setor, oferecendo soluções inteligentes e impulsionando o crescimento sustentável de toda a cadeia. Com a Kell, os vendedores deixam de assumir só as tarefas operacionais para assumir o papel de consultores de negócios, elevando o nível das parcerias e contribuindo para o desenvolvimento do varejo brasileiro.
Sobre a Kellanova
A Kellanova (NYSE: K) conta com um legado de mais de 100 anos e é uma empresa global no segmento de snacks, cereais, panettones, biscoitos, refrescos em pó, massas e barras de cereais. Impulsionada por marcas como Sucrilhos®, Choco Krispis®, Pringles®, Cheez-It®, Minueto®, Trink®, entre outras, a visão da Kellanova é tornar-se líder global no segmento de snacks, desenvolvendo o potencial máximo de suas marcas diferenciadas por meio da paixão de suas pessoas. Em 2023, o negócio gerou US$ 13 bilhões em vendas líquidas. A Kellanova é guiada pelo propósito de criar dias melhores e um lugar à mesa para todos, por meio de suas marcas reconhecidas globalmente. A Companhia atua na promoção do acesso sustentável e equitativo aos alimentos, abordando a intersecção entre fome, sustentabilidade, bem-estar, equidade, diversidade e inclusão, com o objetivo de cultivar dias melhores para 4 bilhões de pessoas até o final de 2030 (com base nos números apresentados desde 2015). Para mais informações sobre nossas metas e abordagens, acesse https://www.kellanova.com.
Luiza Condado 11998205707 lucondado.mondonipress@gmail.com https://newly.com.br/